Gilberto Freyre é tema de almoço de alunos da Faculdade Senac

Gilberto Freyre

Os portões seculares da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, no Recife, abrem-se aos convidados da turma do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco, que oferecerão, no próximo dia 8 de junho, em almoço fechado em homenagem ao grande sociólogo, antropólogo e escritor pernambucano, autor de “Casa-Grande & Senzala”.

O cardápio foi inspirado no livro “À mesa com Gilberto Freyre”, de Raul Lody (Editora Senac), e incluirá delícias que remetem à memória desse intelectual que reflete a identidade e a alma brasileira. De entrada, escondidinho de charque, caldinho de feijão e casquinha de siri. Os pratos principais serão bode com feijão verde e farofa de paçoca, carne de sol com pirão de queijo e chips de macaxeira e sarapatel com farinha de mandioca e limão. Para evocar as doces lembranças, bolo de rolo com sorvete de tapioca, cocada e bolo inglês com brigadeiro de rapadura.

Os pratos serão harmonizados com a autêntica cachaça pernambucana e licores de hibisco e pitanga. “Gilberto Freyre era grande apreciador dessas bebidas e costumava fazer batida de cachaça com pitanga, hortelã e maracujá para oferecer aos seus convidados”, conta Cláudio Queiroz, estudante e coordenador do evento. Ele explica que a ideia surgiu do fato de que a Casa de Apipucos era palco constante de almoços de família e recepções requintadas, em que já estiveram personalidades como o escritor Aldous Huxley e o diplomata americano Henry Kissinger. “Todos os pratos eram feitos na casa, sob o comando de D. Magdalena, sua esposa. Nada era encomendado a terceiros”, ressalta Cláudio.

O projeto – O evento é resultado das atividades desenvolvidas pelos alunos do terceiro módulo de Gastronomia dentro do Projeto Integrador, sob a coordenação da professora Íris França, que envolve diversas disciplinas. Neste dia, eles serão avaliados pelos professores Clarisse Fraga, de Gestão e Organização de Eventos; Robson Lustosa, de Enogastronomia; Amanda Vogas, Planejamento de Cardápio; e Lorena Bezerra, de Cozinha Clássica.

O menu vai trazer pratos da cozinha regional brasileira elaborados com técnicas e a sofisticação da culinária clássica. “A produção do evento e a elaboração dos pratos são de responsabilidade dos alunos”, diz Clarice. Os estudantes terão a missão de cozinhar, montar a mesa e servir o menu aos convidados sob a supervisão dos professores, esclarece Francisco Rebêlo, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Senac.

A programação conta ainda com palestra abordando um pouco da vida de Gilberto Freyre (1900-1983), reconhecido mundialmente pelo livro “Casa-Grande & Senzala”, publicado em 1933. A obra, que retrata a formação do povo brasileiro, já foi traduzida para dezenas de idiomas e é considerada por muitos estudiosos da atualidade como o maior clássico da sociologia brasileira.

O almoço é uma parceria da Faculdade Senac com a Fundação Gilberto Freyre e conta com patrocínio de Água Mineral Santa Joana, Cachaça Sanhaçu, Delícia do Lincoln, JC Bolos de Rolo, MassMedia Comunicação Corporativa, Sorveteria Bacana, Star Turismo e Tudo no Spetto. Serão convidadas cerca de 60 pessoas, entre professores, representantes da Fundação Gilberto, chefs e imprensa.

Serviço
Homenagem a Gilberto Freyre | Almoço
Quando: 8 de junho, 13h às 16h
Onde: Fundação Gilberto Freyre, Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife

Sobre Iúri Moreira 54 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.