Charcutaria Nordestina traz linguiças artesanais e sabores diferenciados

Charcuteria Nordestina

Foi a paixão pela gastronomia que fez os irmãos Gisele e Paulo começarem um negócio em maio deste ano, depois de perceber em algumas viagens que a charcutaria – arte de produzir embutidos e patês, notadamente a produção de linguiças artesanais, feitas com carnes nobres e sabores diferenciados -, era um nicho de mercado ainda não muito explorado no nordeste e com muito potencial. Foi então que nasceu a Charcutaria Nordestina.

“Percebemos que a charcutaria é muito presente no sudeste do País, principalmente aquela mais requintada. Aqui em Pernambuco, a charcutaria se resume às linguiças matutas ou industrializadas. Através da nossa paixão por comidas artesanais e da procura por produtos diferenciados em nossas viagens, achamos que era a hora de empreender e trazer para o Recife algo que pouco se vê, que é uma charcutaria de linguiças artesanais com sabores variados e com recheios diversos”, revelou Gisele Costa, que deixou uma carreira de duas décadas na administração de empresas para se dedicar ao novo negócio da família, ao Onde Comer Recife.

“Decidi abandonar o blazer pelo avental e a touca. Apesar de iniciarmos as atividades em maio, antes nós fizemos vários cursos de manipulação de alimentos e tivemos todo cuidado com a preparação para o início das atividades com a charcutaria, pois a gente entende que mexer com alimentos é uma coisa muito séria, pois afeta diretamente a saúde das pessoas”, contou.

O menu da Charcutaria Nordestina inclui diversos tipos de linguiças artesanais: de bode, frango e suína, essas duas últimas com opções de recheio de azeitonas, bacon, ervas finas, provolone e queijo coalho), e a Cuiabana – carro-chefe da empresa que é uma linguiça mista com recheio de queijo de coalho. Além disso, a empresa também oferece pães de alho, queijo de cabra, de coalho, parmesão e provolone, todos desidratados. Finalmente, ainda tem as geléias de pimenta (dedo de moça), de bacon e o molho de barbecue artesanal.

“Todas as nossas carnes são selecionadas. As linguiças suínas, por exemplo, são fabricadas com pernil ou lombo. As de frango são produzidas com filé de peito e sobrecoxa, para trazer suculência. Na de bode, utilizamos exclusivamente pernil e por fim, na Cuiabana, que é uma linguiça mista de carnes bovina e suína com queijo coalho, fazemos uso de carne de primeira, como patinho, alcatra, chã de dentro, além do lombo e pernil suíno. Nós temos todo um critério com a escolha das nossas matérias primas, fazemos testes de suculência e escolhemos os queijos para que não derretam tanto quando o cliente parte uma de nossas linguiças, por exemplo”, explicou Gisele.

Nós recebemos aqui na redação um kit com os pães de alho, geleias e as linguiças de frango com provolone, de bode e a Cuiabana. De cara, nota-se pela cor que trata-se de um produto diferenciado. Pela praticidade, preparamos tudo na Airfryer, o que acabou sendo um acerto: “Muitos dos nossos clientes moram em apartamento e têm restrição de fazer churrasco que produza fumaça, então tivemos o cuidado de oferecer um produto que pode ser assado na churrasqueira a carvão, na Airfyer, no forno elétrico ou convencional. Não só as linguiças como também os pães de alho”, esclareceu Gisele.

 

Confira o menu

Todos os produtos são deliciosos, sendo difícil escolher um vencedor. As linguiças casam muito bem com as geleias, de gosto discreto e adocicado. Por não utilizar pão francês, os pães de alho estão sempre fofinhos, como recheio abundante mas sem carregar muito no alho. Mas atenção: por serem produtos artesanais e não conter conservantes, o prazo de validade é curto, não sendo possível deixar na geladeira por vários dias. O melhor é consumir de uma vez.

“A busca, os cursos, a pesquisa e as atualizações são constantes, para que a gente possa oferecer produtos inovadores e de qualidade ao Recife, Pernambuco e, daqui a pouco, para outros estados. Ainda não temos loja física mas os pedidos podem ser feitos nas nossas redes sociais ou pelo Whatsapp”, avisou. As entregas são feitas via delivery ou, se quiser, o cliente pode ir ele mesmo buscar a encomenda e não pagar o frete.

Serviço
Charcutaria Nordestina
Informações e pedidos pelo WhatsApp: (81) 99955-2284
Instagram e Facebook: @charcutarianordestina

Sobre Iúri Moreira 37 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.